Adeptos de dietas sem glúten podem estar expostos a substâncias tóxicas

Resultados de um estudo publicado na revista Epidemiology sugerem que indivíduos que são adeptos a dietas sem glúten podem estar expostos a níveis elevados de arsênio e mercúrio.

Pesquisadores da Universidade de Illinois, em Chicago (EUA), avaliaram biomarcadores urinários e sanguíneos de exposição a metais tóxicos em participantes do estudo National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES).

Entre os 7.471 participantes, 73 só consumiam alimentos glúten-free. Em comparação com os participantes que tinham uma alimentação sem restrições, aqueles adeptos da dieta livre de glúten apresentaram 70% mais mercúrio sanguíneo e quase o dobro da concentração de arsênio urinário.

De acordo com os autores, essas descobertas podem ter importantes implicações para a saúde, uma vez que os efeitos da exposição de baixo nível de arsênio e mercúrio a partir de fontes alimentares são incertos, mas podem aumentar o risco de câncer e outras doenças crônicas.

Os autores ainda explicam que o arroz, principal ingrediente utilizado para substituir fontes de glúten, pode estar contribuindo para as maiores concentrações observadas desses biomarcadores. “Evidências sugerem que os produtos à base de arroz podem conter altos níveis de metais tóxicos, pois o arroz é uma fonte reconhecida de exposição ao arsênio e ao metilmercúrio”, relatam.

“Com a crescente popularidade das dietas isentas de glúten, mais estudos futuros são necessários para analisar mais detalhadamente a exposição a metais tóxicos a partir do consumo de alimentos isentos de glúten”, concluem os autores.

Referência

Bulka CM, Davis MA, Karagas MR, Ahsan H, Argos M. The Unintended Consequences of a Gluten-Free Diet. Epidemiology. 2017. [Epub ahead of print]

http://www.nutritotal.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s